terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Português(modelo OT)

Letramento Literário: Um Espaço para o Livro e a Leitura na Sala de Aula”


JUSTIFICATIVA
No contexto atual, ler e escrever de modo eficiente é extremamente importante e necessário, tanto na vida pessoal quanto na profissional, visto serem competências que facilitam a inserção do sujeito nas diferentes esferas sociais. Nesse sentido, cabe à escola, na figura do professor e dos conteúdos desenvolvidos, instrumentalizar seus alunos para os desafios que se apresentarem. 

OBJETIVO GERAL
 Promover o aperfeiçoamento e desenvolvimento profissional dos professores de Leitura e Produção de Texto de forma que estes levem seus alunos à motivação de ler e escrever prazerosamente, assim como investigar, entender e discutir assuntos que compõem os livros e textos estudados e, consequentemente, trazer à tona a interpretação e análise dos mesmos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
 * Compreender a relevância do papel do professor de LPT neste novo contexto;
 * Proporcionar reflexão sobre o material apresentado (cadernos do professor e obras);
 * Refletir sobre a organização dos conteúdos em diferentes modalidades didáticas e analisar estruturas de uma sequência didática à luz do Currículo Oficial do Estado de São Paulo;
 * Analisar a distribuição do conteúdo entre as séries/anos;
 * Antecipar possíveis mudanças/adequações necessárias na organização da rotina de trabalho;
 * Desenvolver as oficinas como forma de consolidar o entendimento das propostas de trabalho presentes no material.


IVIDADE 1
Oficina “Indez” (Bartolomeu Campos de Queirós) - Romance
9h 15 – 10h 45

 * Apresentação PPT “Coisas da Infância” – música “Fascinação” (Elis Regina) – 5 min;
 * Relatos de experiências vividas na infância pelos professores – 10 min;
 * Suspeita Inteligente acerca da obra (título, capa, imagens...) – 5 min;
 * Leitura do capítulo “Louvor da Manhã” – primeiras impressões – 10 min;
 * Divisão em doze (12) grupos para estudo da estrutura e conteúdo da oficina – 30 min;
 * Socialização e considerações finais – 30 minutos.


ATIVIDADE 2
Oficina “Dom Quixote” (Miguel de Cervantes / Caco Galhardo) – Romance e HQ
11h – 12h 30

 * Apresentação da música “Dom Quixote” (Maria Rita) – 5 min;
 * Livroclip “Dom Quixote” – 10 min;
 * Questões (em grupos) - “Dom Quixote: duas obras e uma história” – 30 min;
 * Socialização e considerações finais – 30 min;
 * Sugestões de estratégias de leitura e atividades – 10 min;
 * Músicas: “Dom Quixote” (Engenheiros do Hawaí) e “Dom Quixote de La Mancha... O Cavaleiro dos Sonhos Impossíveis” (GRES União da Ilha do Governador - 2010) – 5 minutos.

13h 30 – Abertura período da tarde - Vídeo: “Incentivo à Leitura” - 1 minuto.

ATIVIDADE 3
Oficina “Feira de Versos – Poesia de Cordel” (vários autores) – Literatura de Cordel
13h 30 – 15h 30

 * Vídeos: “Pavão Mysteriozo” (Ednardo) e “Mundo Mágico de Oz” (Racionais MC’s) - 13 min;
 * Considerações acerca da relação entre os vídeos – “brainstorm” – 10 min;
 * Vídeo Documentário “Palavra Encantada” (Férrez, Lirinha e Arnaldo Antunes) – 7 min;
 * Divisão em doze (12) grupos para estudo da estrutura e conteúdo da oficina – 30 min;
 * Socialização e considerações finais – 30 minutos.

15h 30 – Café.

ATIVIDADE 4
Oficina “A Farsa de Inês Pereira” (Gil Vicente) - Texto Teatral
15h 50 – 17h 20

* Vídeo Livroclip “A Farsa de Inês Pereira” (Gil Vicente) – 1 min;  * Divisão em doze (12) grupos para estudo da estrutura e conteúdo da oficina – 25 min;
 * Socialização e considerações – 30 minutos.
 * Produção: cada grupo constrói e apresenta trechos em cordel da peça “A Farsa de Inês Pereira” - 20 min;
 * Vídeo “A Farsa de Inês Pereira” com bonecos Playmobil – 4 min;
 * Considerações finais sobre as oficinas – 10 minutos.

17h 20 – Avaliação do Encontro e Encerramento.

Fonte: DE São vicente.





Nenhum comentário:

Postar um comentário