Letramento Literário: Um Espaço para o Livro e a Leitura na Sala de Aula”
JUSTIFICATIVA
No contexto atual, ler e escrever de modo
eficiente é extremamente importante e necessário, tanto na vida pessoal
quanto na profissional, visto serem competências que facilitam a
inserção do sujeito nas diferentes esferas sociais. Nesse sentido, cabe à
escola, na figura do professor e dos conteúdos desenvolvidos,
instrumentalizar seus alunos para os desafios que se apresentarem.
OBJETIVO GERAL
Promover o aperfeiçoamento e desenvolvimento profissional dos professores de Leitura e Produção de Texto de
forma que estes levem seus alunos à motivação de ler e escrever
prazerosamente, assim como investigar, entender e discutir assuntos que
compõem os livros e textos estudados e, consequentemente, trazer à tona a
interpretação e análise dos mesmos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
* Compreender a relevância do papel do professor de LPT neste novo contexto;
* Proporcionar reflexão sobre o material apresentado (cadernos do professor e obras);
* Refletir
sobre a organização dos conteúdos em diferentes modalidades didáticas e
analisar estruturas de uma sequência didática à luz do Currículo
Oficial do Estado de São Paulo;
* Analisar a distribuição do conteúdo entre as séries/anos;
* Antecipar possíveis mudanças/adequações necessárias na organização da rotina de trabalho;
* Desenvolver as oficinas como forma de consolidar o entendimento das propostas de trabalho presentes no material.
IVIDADE 1
Oficina “Indez” (Bartolomeu Campos de Queirós) - Romance
9h 15 – 10h 45
* Apresentação PPT “Coisas da Infância” – música “Fascinação” (Elis Regina) – 5 min;
* Relatos de experiências vividas na infância pelos professores – 10 min;
* Suspeita Inteligente acerca da obra (título, capa, imagens...) – 5 min;
* Leitura do capítulo “Louvor da Manhã” – primeiras impressões – 10 min;
* Divisão em doze (12) grupos para estudo da estrutura e conteúdo da oficina – 30 min;
* Socialização e considerações finais – 30 minutos.
ATIVIDADE 2
Oficina “Dom Quixote” (Miguel de Cervantes / Caco Galhardo) – Romance e HQ
11h – 12h 30
* Apresentação da música “Dom Quixote” (Maria Rita) – 5 min;
* Livroclip “Dom Quixote” – 10 min;
* Questões (em grupos) - “Dom Quixote: duas obras e uma história” – 30 min;
* Socialização e considerações finais – 30 min;
* Sugestões de estratégias de leitura e atividades – 10 min;
* Músicas: “Dom Quixote” (Engenheiros do Hawaí) e “Dom Quixote de La Mancha... O Cavaleiro dos Sonhos Impossíveis” (GRES União da Ilha do Governador - 2010) – 5 minutos.
13h 30 – Abertura período da tarde - Vídeo: “Incentivo à Leitura” - 1 minuto.
ATIVIDADE 3
Oficina “Feira de Versos – Poesia de Cordel” (vários autores) – Literatura de Cordel
13h 30 – 15h 30
* Vídeos: “Pavão Mysteriozo” (Ednardo) e “Mundo Mágico de Oz” (Racionais MC’s) - 13 min;
* Considerações acerca da relação entre os vídeos – “brainstorm” – 10 min;
* Vídeo Documentário “Palavra Encantada” (Férrez, Lirinha e Arnaldo Antunes) – 7 min;
* Divisão em doze (12) grupos para estudo da estrutura e conteúdo da oficina – 30 min;
* Socialização e considerações finais – 30 minutos.
15h 30 – Café.
ATIVIDADE 4
Oficina “A Farsa de Inês Pereira” (Gil Vicente) - Texto Teatral
15h 50 – 17h 20
* Vídeo Livroclip “A Farsa de Inês Pereira” (Gil Vicente) – 1 min;
* Divisão em doze (12) grupos para estudo da estrutura e conteúdo da oficina – 25 min;
* Socialização e considerações – 30 minutos.
* Produção: cada grupo constrói e apresenta trechos em cordel da peça “A Farsa de Inês Pereira” - 20 min;
* Vídeo “A Farsa de Inês Pereira” com bonecos Playmobil – 4 min;
* Considerações finais sobre as oficinas – 10 minutos.
17h 20 – Avaliação do Encontro e Encerramento.
* Socialização e considerações – 30 minutos.
* Produção: cada grupo constrói e apresenta trechos em cordel da peça “A Farsa de Inês Pereira” - 20 min;
* Vídeo “A Farsa de Inês Pereira” com bonecos Playmobil – 4 min;
* Considerações finais sobre as oficinas – 10 minutos.
17h 20 – Avaliação do Encontro e Encerramento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário