O estudo da Literatura, essencialmente no
Ensino Médio, é ingrediente básico e fundamental no processo de
aprendizagem e expressão do que se sente e se pensa. Aquele que lê e
interpreta o que leu é capaz, além de escrever bem, de tornar-se um
cidadão consciente de seu tempo e espaço e as problemáticas que os
envolvem.
OBJETIVO GERAL
Promover o aperfeiçoamento e desenvolvimento profissional dos professores de Língua Portuguesa que atuam no Ensino Médio, de
forma que estes levem seus alunos à motivação de conhecer, ler,
interpretar e compreender obras diversas da literatura brasileira e da
literatura universal.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
· Compreender a relevância do papel do professor de Língua Portuguesa do Ensino Médio no trabalho com a literatura;
· Proporcionar a reflexão sobre o material apresentado (cadernos do professor e obras);
· Refletir sobre a
organização dos conteúdos em diferentes modalidades didáticas e analisar
estruturas de uma sequência didática à luz do Currículo Oficial do
Estado de São Paulo;
· Analisar a distribuição do conteúdo entre as séries;
· Antecipar possíveis mudanças/adequações necessárias na organização da rotina de trabalho;
· Desenvolver as oficinas como forma de consolidar o entendimento das propostas de trabalho presentes no material.
ATIVIDADE 1
Oficina “Dom Casmurro” (Machado de Assis) - Romance
9h 15 – 10h 45
* Apresentação de áudio de
vários textos / autores / intérpretes (professores devem descobrir autor
/ obra / intérprete) – sensibilização – 3 min;
* Livroclip “Dom Casmurro” e áudio “Programa Mil Casmurros” – 10 min;
* Atividade: “O Julgamento de Capitu” – 30 min;
* Divisão em grupos para estudo da estrutura e conteúdo do caderno do professor – 30 min;
* Socialização da discussão em grupos – 15 min;
* Encerramento – Música: “Capitu” (Ná Ozzetti / Luiz Tatit) – 2 minutos.
10h 45 – Café.
TIVIDADE 2
Oficina “Laços de Família” (Clarice Lispector) – Conto
11h – 12h 30
* Apresentação do vídeo animação “Uma Galinha” e a cena inicial do filme “Cidade de Deus” – sensibilização – 7 min;
* Leitura do conto “Uma Galinha” (Clarice Lispector) – 8 min;
* Socialização “Clarice Lispector”: vida, obras (em especial, “Laços de Família”) – 15 min;
* Divisão em grupos para estudo da estrutura e conteúdo do caderno do professor – 25 min;
* Socialização da discussão em grupos – 10 min;
* Encerramento – vídeo: “Tudo que é Sólido pode Derreter” – Clarice Lispector – 25 minutos.
12h 30 – Almoço.
13h 30 – Abertura da tarde - Vídeo: “Tecendo a Manhã” (João Cabral de Melo Neto) - 1 min
ATIVIDADE 3
Oficina “Morte e Vida Severina” (João Cabral de Melo Neto) – Texto Dramático
13h 30 – 15h 30
Apresentação do vídeo (trecho) “Morte e Vida Severina – Funeral de um Lavrador” – sensibilização – 15 min;
* Vídeo: Programa “Entrelinhas – João Cabral de Melo Neto” – 10 min;
* Divisão em grupos para estudo da estrutura e conteúdo do caderno do professor – 30 min;
* Socialização da discussão em grupos – 15 min;
* Leitura do trecho “Morte e
Vida Severina – Funeral de um Lavrador” e da charge “Enfim Terra para
Todos” – sugestão de produção textual – 10 min;
* Encerramento – vídeo-músicas: “Lamento Sertanejo” (Gilberto Gil) e “A Triste Partida” (Patativa do Assaré) – 10 minutos.
15h 30 – Café.
ATIVIDADE 4
Oficina “De Moto pela América do Sul” (Che Guevara) – Relatos de Viagem
15h 50 – 17h 20
* Apresentação da música: “Hasta Siempre” (Nathalie Cordone) – sensibilização – 5 min;
* Filme: “Diários de
Motocicleta” (trecho) e trailer do filme “Che 2 – A Guerrilha”
considerações e relações entre as obras – 20 min;
* Divisão em grupos para estudo da estrutura e conteúdo do caderno do professor – 30 min;
* Socialização da discussão em grupos – 15 min;
* Encerramento – vídeo-animação: “Hasta Siempre - Che” – 10 minutos.
* Considerações finais sobre as oficinas – 10 minutos.
17h 20 – Avaliação do Encontro e Encerramento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário