Programa Inglês com Música
O Programa “Inglês com Música” faz parte da programação da UNIVESP TV, canal digital 2.2 da Fundação Padre Anchieta, e tem como objetivo incentivar o aprendizado da língua inglesa de uma forma descontraída.
Trazendo a cada edição uma música para ser analisada e estudada pelos participantes, o Programa envolve equipes em jogos com foco no aprendizado do idioma, além de trabalhar a pronúncia e a letra da canção apresentada.
Neste segundo semestre de 2011, estão sendo gravados programas com a participação de alunos do Ensino Médio das escolas estaduais de São Paulo e das Escolas Técnicas Estaduais – ETEC. As gravações ocorrem no Teatro Franco Zampari, localizado na Avenida Tiradentes nº 451, Bom retiro, ao lado da estação Tiradentes do metrô.
Para mais informações sobre o programa, clique e acesse o site da UNIVESP TV
Programa Educação nas Prisões
Vinculado à EVESP, o desenvolvimento e a implementação do Programa de Educação nas Prisões conta com o trabalho cooperativo das Secretarias de Administração Penitenciária - SAP, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia – SDECT, Secretaria de Estado da Educação – SEE – e da Secretaria da Casa Civil, com a finalidade de ofertar o ensino básico integrado em todas as unidades prisionais do Estado por meio de ensino presencial distribuído e, intensamente, suportado pelas novas tecnologias de informação e comunicação, além de promover a formação continua de professores participantes do programa.
Legislação
Instituição do Programa de Educação nas Prisões: Decreto nº 57.238, de 17 de agosto de 2011Revista Pré UNIVESP
A revista Pré-Univesp
é uma publicação eletrônica de apoio ao estudante pré-universitário,
que trata de assuntos de interesse dos principais vestibulares do país
com textos jornalísticos, artigos, entrevistas, textos literários e
material visual, como infográficos animados e vídeos.
Tem periodicidade mensal e traz conteúdo de qualidade, gratuito e agradável, em diversas mídias.
Além das seções
diárias de Notícias e Agenda Cultural, a revista traz um dossiê mensal
temático com conteúdo focado nos grandes assuntos da atualidade, com
artigos que passeiam pela grade curricular do ensino médio e dos
vestibulares, mantendo o tom jornalístico de novidade e buscando
interpretações novas e estimulantes para temas que estão sob o escopo
das disciplinas abordadas no ensino médio.
Um dos objetivos da Pré-Univesp é que ela atinja um público amplo, formado principalmente por alunos e professores do ensino médio. Para acessar a revista, clique aquihttp://www.univesp.ensinosuperior.sp.gov.br/preunivesp
Sistema de Proteção Escolar
Criado em 2009, o Sistema de Proteção Escolar tem entre seus principais objetivos a prevenção de conflitos no ambiente escolar, a integração entre a escola e a rede social de garantia dos direitos da criança e do adolescente e a proteção da comunidade escolar e do patrimônio público.Entre as principais ações deste projeto, destacam-se:
Registro de Ocorrências Escolares (ROE)
O Registro de Ocorrências Escolares (ROE) é uma ferramenta online na qual os Diretores de Escola realizam o registro de ocorrências de cunho disciplinar e/ou delituoso, no âmbito da comunidade escolar. O acesso ao Sistema pode ser feito pelo portal da FDE.
O principal objetivo do ROE é registrar e mapear situações de insegurança e de grave indisciplina que afetam as escolas da rede pública estadual, subsidiando o planejamento de ações preventivas desenvolvidas em articulação com as diversas instituições co-responsáveis pela proteção escolar: Polícia, serviços de saúde, Poder Judiciário, serviços de proteção à criança e ao adolescente etc. As informações registradas no ROE são monitoradas pela Secretaria de Educação e propiciam o desencadeamento de ações de suporte técnico às escolas que enfrentam situações de maior vulnerabilidade.
Normas Gerais de Conduta Escolar
Publicação distribuída a toda a rede estadual de ensino em 2009, oferece diretrizes para a padronização sobre as condutas que devem ser inibidas no ambiente escolar, bem como as sanções que devem ser aplicadas em casos de faltas disciplinares, desencadeando um processo de readequação dos Regimentos Escolares e seu fortalecimento como instrumento coletivamente pactuado.
- Acesse a documentação com as normas gerais de conduta
Manual de Proteção Escolar e Promoção da Cidadania
O manual, também distribuído a todas as escolas estaduais, oferece diretrizes para a padronização de procedimentos que assegurem medidas integradas voltadas à resolução de conflitos no ambiente escolar, facilitando encaminhamentos externos à escola, em atuação conjunta com outros órgãos que compõem a rede de proteção social, fundamentais à prevenção de fatores de vulnerabilidade presentes no ambiente escolar.
- Acesse o Manual de Proteção Escolar e Promoção da Cidadania
Professor Mediador Escolar e Comunitário (PMEC)
Trata-se de um professor que tem como objetivo acompanhar o aluno na convivência com os outros integrantes dos diversos segmentos escolares e, por meio desse acompanhamento, desenvolver um projeto pedagógico que amplie os fatores de proteção próprios àquela comunidade escolar, coibindo eventuais fatores de vulnerabilidade e conflitos inerentes a esta convivência.
Atualmente, há aproximadamente 2.300 Professores Mediadores Escolares e Comunitários, atuando em todas as regiões do Estado de São Paulo. Para preparar os docentes que irão desempenhar esta função, a Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores “Paulo Renato Costa Souza” (EFAP) oferece um curso de atualização chamado Mediação Escolar e Comunitária. Atualmente, este curso encontra-se em sua 4ª edição e aproximadamente 2.500 professores já foram certificados por sua participação.
Saiba mais sobre o projeto
Outro aspecto importante relacionado ao Sistema de
Proteção Escolar é o desenvolvimento e a manutenção de parcerias com
diversas instituições públicas e privadas. Destaca-se, especialmente, a
parceria entre a Secretaria de Educação e a Polícia Militar do Estado de
São Paulo, que mantém desde 2009 um oficial com a função de assessorar o
Secretário de Educação em assuntos de segurança escolar.
Além disso, em 2011 foi celebrado Termo de Cooperação
Técnica com a Secretaria Estadual da Segurança Pública, com vistas à
oficialização do Proerd na rede estadual de ensino e a implantação do
programa em 100% dos municípios atendidos pela Secretaria de Educação.
Também merece destaque a assinatura de um inédito Acordo de
Cooperação entre o Ministério Público do Estado de São Paulo e a
Secretaria da Educação, em março de 2012, para disseminar práticas
preventivas a fim de aprimorar a proteção à comunidade escolar. A
parceria tem como objetivo difundir entre os educadores da rede estadual
conhecimentos específicos sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente
(ECA), Direitos Humanos e Justiça Restaurativa. Estão previstas
capacitações e a distribuição de um guia a respeito desses temas.Rede Ensino Médio Técnico
Lançado em 2011, o programa Rede Ensino Médio Técnico integra a Rede Estadual ao Ensino Técnico e, para isso, conta com a parceria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo e do Centro Paula Souza.Com a iniciativa, a educação técnica profissional passa a ser oferecida de duas formas. Na modalidade concomitante, o aluno cursa o Ensino Médio na rede estadual e o técnico à parte. Na modalidade integrada, a formação básica e o ensino técnico são oferecidos em um único curso.
Veja também:
http://retec.edunet.sp.gov.br/remt/av/Padrao/aplicacao-site/
Reestruturação da Secretaria
As atuais coordenadorias de Ensino da Grande São Paulo e do Interior (COGSP e CEI), de Ensino e Normas Pedagógicas (CENP) e os departamentos de Recursos Humanos (DRHU) e Suprimento Escolar (DSE) foram extintos e os servidores destas áreas transferidos para as novas unidades, de acordo com suas funções.
A reformulação do antigo modelo, que estava em vigor há 35 anos, foi pensada em parceria com a Fundação para o Desenvolvimento Administrativo (Fundap) e levou três anos para ser concluída. “Na nova estrutura, cada coordenadoria cuidará por inteiro de sua área, antes as tarefas administrativas estavam divididas entre os setores”, explica Fernando Padula, chefe de gabinete da Secretaria. De acordo com Padula, a mudança permite que escolas e professores se dediquem exclusivamente ao processo de ensino, passando os serviços administrativos para os órgãos centrais e para as Diretorias de Ensino.
No novo modelo, as tarefas administrativas deixam de ser desempenhadas por educadores. “Os cargos na administração serão preenchidos por profissionais específicos para cada área”, afirma. No entanto, os educadores que hoje atuam nestas áreas permanecerão em seus postos até se aposentarem.
No novo organograma, a Secretaria tem como órgãos vinculados o Conselho Estadual de Educação (CEE), a Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE) e o Comitê de Políticas Educacionais. Na sequência estão posicionadas a Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores – “Paulo Renato Costa Souza”, e as coordenadorias de Gestão da Educação Básica, de Informação, Monitoramento e Avaliação Educacional, de Infraestrutura e Serviços Escolares, de Gestão de Recursos Humanos e de Orçamento e Finanças.

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