Leitura de questões objetivas – III
Sob o ponto de vista da competência, para realizar essa atividade, serão necessários alguns elementos:
- O professor deverá apresentar a proposta e passar as orientações que julgar pertinentes; os alunos, por sua vez, deverão aderir à proposta e seguir as orientações dadas.
- Na resolução do item, será preciso:
- organizar, na sequência em que aparecem, itens de informação explícita, distribuídos ao longo do texto (Habilidade central do item de acordo com a Matriz do SARESP);
- fazer relações entre informações que estão implícitas (a associação entre as imagens e o texto verbal não está explicitada. Infere-se que tenham relação, tendo em vista que tratam de um mesmo tema, mas não há nenhuma palavra ou frase que os conecte);
- reconhecer informações parafraseadas (compreendê-las como resgate de informações anteriores organizadas em linguagem visual e verbal);
- entender, por inferência, que o objetivo da questão é resgatar a sequência de ações propostas pelo texto verbal.
Relacionando o item às dimensões da leitura
WESTEND61 / Glow Images
Relacionando o item às dimensões da leitura, universo específico da competência leitora, pode-se dizer que na perspectiva do autor do item: a escolha pela dobradura e seu tema podem ser uma tentativa de aproximar os alunos do texto, de forma afetiva.As dimensões cognitiva e argumentativa são o eixo central da organização do item, tendo em vista que os estudantes precisam compreender e organizar informações explícitas em sequência, o que, aparentemente, exige compreensão mais superficial.Além disso, na situação real de leitura, não se sabe até que ponto a capacidade de decifrar os signos (dimensão neurofisiológica) e os valores simbólicos que podem ser atribuídos à dobradura ou ao tema do Natal, entre outros elementos, podem interferir na leitura.
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