sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Port. aprofund. 2013 - Atividade de vivência 2013

Atividade de vivência


Professor, este é um momento oportuno para uma atividade de vivência junto a seus alunos, a partir da leitura do seguinte item do SARESP:
CONFERÊNCIA CONFIRMA QUE PLUTÃO DEIXA DE SER PLANETA
da Folha Online
 

A União Astronômica Internacional excluiu, nesta quinta-feira, Plutão como um planeta do Sistema Solar, após longas e intensas controvérsias sobre a resolução. A decisão foi votada hoje no plenário da 26ª Assembleia Geral da entidade, realizada em Praga. O Sistema Solar passa assim a ter oito planetas em vez de nove. Segundo a definição estabelecida pela União Astronômica Internacional, um planeta é aquele que tem massa suficiente para ficar isolado em sua órbita, o trajeto que percorre em volta do Sol. "Em sua formação e evolução o planeta 'limpa' a região a sua volta", explica o astrônomo do Laboratório Nacional de Astrofísica, Carlos Torres. "Em torno da órbita de Plutão há vários outros corpos, por isso ele não é mais um planeta", acrescenta. Especialistas afirmam que em poucos anos deverão ser catalogados vários planetas anões no Sistema Solar


24/08/2006 - 11h55

Conferência confirma que Plutão deixa de ser planeta


da Folha Online

A União Astronômica Internacional excluiu nesta quinta-feira Plutão como um planeta do Sistema Solar, após longas e intensas controvérsias sobre a resolução. A decisão foi votada hoje no plenário da 26ª Assembléia Geral da entidade, realizada em Praga. O Sistema Solar passa assim a ter oito planetas em vez de nove. 

Na quarta-feira, Junachi Watanabe, porta-voz do Observatório Nacional de Astronomia japonês e membro do "Comitê da IAU para a Definição de um Planeta" já havia antecipado a decisão da reunião. 

Os mais de 2.500 analistas de 75 países reunidos na capital tcheca reconhecem, desta forma, que se cometeu um erro quando ficou determinado que Plutão pertencia a categoria de planeta, em 1930, ano de sua descoberta.

A definição adotada preenche um vazio que existia no campo científico desde os tempos do astrônomo polonês Copérnico (1473-1543).

A nova definição estabelece que os planetas do Sistema Solar são oito-- Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Plutão, o novo objeto UB313, descoberto no ano passado, e Ceres entram na classificação de planeta anão, uma nova categoria. Uma terceira categoria também foi criada que se refere a objetos menores que orbitam em torno do Sol, como asteróides, cometas e satélites naturais. Estes serão chamados de pequenos corpos do sistema solar. 

Segundo a definição estabelecida pela União Astronômica Internacional, um planeta é aquele que tem massa suficiente para ficar isolado em sua órbita, o trajeto que percorre em volta do Sol. 
"Em sua formação e evolução o planeta "limpa" a região a sua volta", explica o astrônomo do Laboratório Nacional de Astrofísica Carlos Torres. "Em torno da órbita de Plutão há vários outros corpos, por isso ele não é mais um planeta", acrescenta. 
Especialistas afirmam que em poucos anos deverão ser catalogados vários planetas anões no Sistema Solar.

A nova definição venceu a proposta feita, na semana passada, por alguns astrônomos do encontro de aumentar para 12 o número de planetas no Sistema Solar. 


Segundo o texto, Plutão foi excluído do Sistema Solar porque


  1. ele é um planeta anão.
  2. sua órbita foi alterada.
  3. inexistem corpos celestes à sua volta.
  4. há outros corpos celestes em torno da sua órbita.

.

Português aprofund. 2013 atividade parte III

Leitura de questões objetivas – III


Sob o ponto de vista da competência, para realizar essa atividade, serão necessários alguns elementos:
  1. O professor deverá apresentar a proposta e passar as orientações que julgar pertinentes; os alunos, por sua vez, deverão aderir à proposta e seguir as orientações dadas.

  2. Na resolução do item, será preciso: 
    • organizar, na sequência em que aparecem, itens de informação explícita, distribuídos ao longo do texto (Habilidade central do item de acordo com a Matriz do SARESP);
    • fazer relações entre informações que estão implícitas (a associação entre as imagens e o texto verbal não está explicitada. Infere-se que tenham relação, tendo em vista que tratam de um mesmo tema, mas não há nenhuma palavra ou frase que os conecte);
    • reconhecer informações parafraseadas (compreendê-las como resgate de informações anteriores organizadas em linguagem visual e verbal);
    • entender, por inferência, que o objetivo da questão é resgatar a sequência de ações propostas pelo texto verbal.

    Relacionando o item às dimensões da leitura


    WESTEND61 / Glow Images
    Relacionando o item às dimensões da leitura, universo específico da competência leitora, pode-se dizer que na perspectiva do autor do item: a escolha pela dobradura e seu tema podem ser uma tentativa de aproximar os alunos do texto, de forma afetiva.

    As dimensões cognitiva e argumentativa são o eixo central da organização do item, tendo em vista que os estudantes precisam compreender e organizar informações explícitas em sequência, o que, aparentemente, exige compreensão mais superficial.

    Além disso, na situação real de leitura, não se sabe até que ponto a capacidade de decifrar os signos (dimensão neurofisiológica) e os valores simbólicos que podem ser atribuídos à dobradura ou ao tema do Natal, entre outros elementos, podem interferir na leitura.

Português aprofundamento 2013 - continuação atividade leitura - II

Leitura de questões objetivas – II


A resposta correta para a questão é a alternativa C: juntar as folhas, em seguida costurá-las, dobrá-las e desenhar a árvore. Por fim, recortá-la e abrir cada gomo decorando-a.
Observe também, o índice de acerto do item:

Português 2013 aprofundamento atividade

Leitura de questões objetivas – I


Os desafios que acabamos de ver nos possibilitam muitas discussões sobre como intervir no processo de desenvolvimento da competência leitora dos alunos. Porém, partindo da situação vivida pela professora Dália, vamos analisar um item do SARESP 2011 e discutir os desafios que ele parece apresentar ao leitor.
Veja o enunciado da questão:

DOBRADURA: ÁRVORE DE NATAL


Com seis folhas de papel ofício ou seis de cartolina, você poderá construir lindas árvores de Natal, pequenas ou grandes.
  1. Junte bem as folhas de papel ou de cartolina. Costure ou grampeie pelo meio, onde está pontilhado no modelo.
  2. Dobre pela costura e desenhe a árvore. Recorte.
  3. Abra cada gomo de papel para formar a árvore. Decore-a com bolinhas ou contas. Será um lindo enfeite para sua mesa de Natal.

Segundo o texto, quem quiser fazer essa dobradura deverá:
  1. decorar a árvore com bolinhas ou contas, dobrá-la pela costura, recortá-la e abrir cada gomo de papel.
  2. desenhar a árvore no papel, costurar e grampear pelo meio, recortar e decorar com bolinhas e contas.
  3. juntar as folhas, em seguida costurá-las, dobrá-las e desenhar a árvore. Por fim, recortá-la e abrir cada gomo decorando-a.
  4. recortar as partes da figura, costurar e grampear pelo meio, onde está o pontilhado no modelo.